Brasil & Mundo

Brasileiros ganham torneio de luta de robôs na China

Um grupo de engenheiros brasileiros, o Ogrobots, venceu uma competição internacional de luta de robôs realizado na China, o Clash Bots. Para ganhar o prêmio no valor de R$ 400 mil, a equipe disputou com 34 máquinas de outros países, como China, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Rússia.

O Dark Wolf, robô brasileiro, participou de 14 combates no total, que aconteceram em uma arena rodeada por vidro blindado em rounds de, no máximo, 3 minutos. As vitórias são por nocaute, ou seja, quando uma das máquinas perde a capacidade de se movimentar, ou por ordem dos juízes.

Durante o confronto, o robô é operado por dois controladores, um encarregado da locomoção e o outro, da arma. No caso do Dark Wolf, a máquina possui 30 quilos de aço temperado com formato semelhante à uma picareta, além de girar a uma velocidade de 3.200 rotações por minuto.

O Ogrobots

O grupo tem sede em Sorocaba, interior de São Paulo, e foi formado em 2013 por egressos da Universidade Federal de Itajubá (MG). Foram à China Expedito de Barros Junior, 27 anos; Felipe Cagnani, 34; Filipi Luz, 25; Gustavo Marcelino da Silva, 24; Murilo, 26; Renan Rosa Martines, 27, e Vinicius Su Pei Cheny, 24.

< Fantasia e política no leia mulheres de Junho Fifa estabelece critérios em caso de empate na fase de grupos <